Professora da FHO é autora de capítulo no livro ''Narrativas, Corpos e Risos anunciando uma ciência outra''
Professora da FHO é autora de capítulo no livro ''Narrativas, Corpos e Risos anunciando uma ciência outra''
Segunda-Feira - 17 de dezembro de 2018

A filósofa e linguista, Dra. Kátia Vanessa Tarantini Silvestri, professora do curso de Psicologia da FHO, é colaboradora do livro "Narrativas, Corpos e Risos anunciando uma ciência outra" (São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 221p.), organizado pelos autores: Liana Arrais Serodio; Vanessa França Simas; Guilherme do Val Toledo Prado; Heloísa Helena Dias Martins Proença; Ruy Braz da Silva Filho.

No capítulo "Corpos Grotescos: linhas gerais da filosofia política bakhtiniana", a professora dá ênfase à temática dos corpos, começando o capítulo com a questão "O que pode um corpo?" e, assim, desencadeando a discussão sobre corpo grotesco em Bakhtin e círculo. De acordo com a sinopse, o texto enfatiza que enquanto o corpo individual se define pelo acabamento e o isolamento, o corpo grotesco se define pela incompletude, pela abertura "criada pelo ato responsável exigido pela alteridade", daí o corpo grotesco ser a imagem que Bakhtin utiliza para a conexão entre diálogo e corpo.

A publicação teve origem após a organização do IV EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos pelo GRUBAKH, subgrupo do GEPEC, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob o tema: "Resistência à escatologia política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra".

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
29°C
18°C
Chuva: 90% (10 mm)

Como Chegar