Projeto Rondon SP: alunos e professores da FHO atuaram em Diadema, Itapeva e Taquarivai
Projeto Rondon SP: alunos e professores da FHO atuaram em Diadema, Itapeva e Taquarivai
Quinta-Feira - 29 de agosto de 2019

O Rondon SP é uma iniciativa da Associação dos Rondonistas do Estado de São Paulo - ARONESP que tem como foco intervenções sociais em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e/ou comunidades que apresentam demandas de trabalhos sociais em áreas de atendimentos de políticas públicas, e permite aos estudantes atuar no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da cidadania.

Acompanhados dos professores Jessica Silva Ferreira Bertin, Juliana de Oliveira Navarro e Valdenilson José Zorél, nossos alunos desenvolveram e aplicaram oficinas relacionadas à temas como: Empregabilidade, Educação Ambiental, Construção de Composteira, Coleta Seletiva, Gestão Financeira de Cooperativa, Associativismo e Estruturação da Piscicultura, Plantas Medicinais, Atividades Recreativas com a Melhor Idade, Saúde da Mulher e Reciclagem e Geração de Renda.

De volta à FHO, os integrantes das operações julho/2019 compartilharam seus sentimentos e aprendizados em relação a atividade:

Operação Itapeva 12

Equipe: Gabriela de Faria (Odontologia), Gustavo Saravali Garcia (Biologia), Laisy Fernanda Ferreira (Educação Física), Laura Hirsberg (Psicologia), Roberta Conceição Ferreira (Enfermagem) e Profª. Juliana de O. Navarro

"É impossível mensurar o quanto vivi, aprendi e senti nessa semana. É uma experiência única! Em uma semana tive o privilégio de conhecer pessoas incríveis, lugares carregados de emoções, indivíduos dispostos a compartilhar e agregar sentimentos e criar novas histórias. Em uma semana, mesmo longe, me senti em casa. Quando nos diziam que seria uma das melhores experiências que poderíamos viver eu não acreditava, mas hoje tenho a certeza de que estão certos. Além disso, tenho a certeza de que essa vivência agregou valores na minha vida pessoal e, enquanto profissional, um novo olhar sobre o mundo. Enquanto me sentia perdida na graduação em respeito à escolha profissional, no Projeto encontrei meu propósito enquanto futura psicóloga".
Laura Hirsberg, aluna de Psicologia

"Como estudante sempre gostei de fazer mais e melhor com a profissão que escolhi, e o Rondon, além de tornar isto uma realidade, permitiu a visão de um novo mundo que tem o poder de mudar e transformar aqueles que são tocados por ele: os estudantes e a comunidade".
Laisy Fernanda Ferreira, aluna de Educação Física

"O Rondon foi a melhor experiência da minha vida, ele me fez ver o mundo com outros olhos e me transformou em um ser humano muito melhor. Me trouxe amigos, perrengues, risadas e choros e em todos esses momentos estávamos unidos como uma família, porque somos uma: a Família Rondon!".
Gabriela de Faria, aluna de Odontologia

"O Projeto Rondon é um projeto de extensão universitária onde os alunos levam os seus conhecimentos para a sociedade e trazem com eles as necessidades dessa população. Essa é a terceira Operação em que tive o prazer de participar e em cada ação trago uma lição nova na bagagem, pois conheço pessoas e culturas diferentes e cresço pessoalmente e profissionalmente".
Profª Ma. Juliana de O. Navarro

"Quando me falavam da "energia do Rondon", achava que isso era simbólico. Até porque, como iriamos construir vínculos de amizade em apenas uma semana? Hoje, olhando para tudo o que ocorreu, percebo que o tempo é relativo e que, em apenas uma semana, construímos uma amizade que parece durar anos, algo único, sem explicação. Somente vivenciando esta experiência para saber o que é ser rondonista".
Gustavo Saravali Garcia, aluno de Biologia

"O Rondon para mim foi mais do que um projeto de extensão, e sim uma experiência de vida, no qual aprendemos a ser criativo, a improvisar, a tratar a outra pessoa por igual e com muito carinho. É ser amigo de todos sem julgar antes de realmente conhecer, é saber brincar e sorrir com algo pequeno, mas que para o outro é valioso. "Cada um tem o Rondon que merece", então faça cada minuto valer a pena e monte sua história. O Rondon mudou alguns conceitos, ajudou a me encontrar e querer crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Vou levar para a minha vida o tanto de carinho e aprendizado que vivenciei".
Stefani Pesce da Silva, aluna de Fisioterapia

Operação Taquarivai

Equipe: Bianca Rebessi Magalhães (Enfermagem), Mariana Machado Berno (Psicologia), Stefani Pesce da Silva (Fisioterapia) e Profª. Jessica Silva Ferreira Bertin 

"Já fazem algumas semanas que retornamos da operação, e eu ainda não consegui achar palavras ou formas de descrever essa experiência. Só quem participa consegue vivenciar essa sensação. Sou uma rondonista de segunda viagem, que se surpreendeu com cada detalhe e que foi submetida a situações e vivências inusitadas, das quais ouvimos falar a respeito, mas não acreditamos. Essa é uma experiência sensacional, da qual tenho orgulho de ter participado, e que recomendo para quem realmente está disposto a sair da zona de conforto. Sou muito grata aos envolvidos! Saudades Taquarivaí 04!"
Bianca Rebessi Magalhães, aluna de Enfermagem

"Estar em um ambiente completamente desconhecido, com pessoas que você acabou de conhecer e se sentir totalmente acolhida: para mim, isso é Rondon. As atividades que desenvolvemos foram essenciais para, acima de tudo, acolhermos o diferente, percebermos as realidades e nos colocarmos a disposição para ajudar. O Rondon para mim foi um misto de sentimentos e realizações que não acaba aqui. Esta missão é para ser levada para a vida de trabalho em equipe e acolhimento, escuta, paciência e humildade.Além disso, trabalhar com uma equipe nova e, mesmo assim, ter um entrosamento e desenvolver coisas como se estivéssemos juntos há muito tempo, é incrível. Taquarivaí 04 foi uma semente muito linda de ser plantada e que esperamos regar por muito tempo".
Mariana Machado Berno, aluna de Psicologia

"O Projeto Rondon como experiência extensionista constitui uma relação muito importante entre a universidade e a sociedade, que contribui para a formação profissional e pessoal do aluno. Nesta operação os alunos tiveram a oportunidade de, juntamente com os gestores públicos, conheceram a rotina e a estrutura governamental do município e, com os munícipes, aprenderem sobre seus anseios e trocarem experiências. Minha gratidão a FHO e ao Projeto Rondon-SP pela oportunidade e confiança e, aos alunos, pela dedicação na realização deste trabalho."
Profª. Jessica Silva Ferreira Bertin

Operação Diadema

Equipe: Luis Gustavo Lantin (Biologia), Joyce Santana Rizzi (Biomedicina), Warles Dias Lucas (Contabilidade) e Prof. Valdenilson José Zorél

"Esta foi minha segunda oportunidade de participar deste projeto incrível com a comunidade, no qual vamos para ser professores, mas voltamos nos sentindo alunos. São tantos aprendizados em humildade, trabalho em grupo, doação, amizade, esperança e, principalmente, amor, que fico imaginando que se todos os estudantes tivessem a oportunidade de passar por uma experiência como esta com certeza teriam potencial para se tornarem profissionais ainda mais capacitados em suas funções. Desta Operação ficou uma lição: tudo aquilo que fazemos com amor, carinho e generosidade, recebemos em dobro. Agradeço a todos que estavam comigo nesta semana e parabéns a Equipe Rondon!".
Luis Gustavo Lantin, aluno de Biologia

"Saber que minha dedicação pode gerar frutos a curto e longo prazo me faz sentir extremamente satisfeita e feliz neste início de carreira, onde busco crescer não apenas como profissional, mas me desenvolver como ser humano. Projetos como este fortalecem meu propósito. Ser Rondonista me fez sentir emoções jamais sentidas que, sinceramente, acredito serem impossíveis de serem descritas de forma clara e objetiva. Agradeço imensamente à FHO pela oportunidade de vivenciar uma experiência tão maravilhosa como esta. Fazer parte de um grupo de pessoas que têm buscado desenvolver aspectos tão necessários em nossa sociedade, com o auxílio de professores que nos entregam toda sua atenção e essência, nos faz, com certeza, acreditar na possibilidade de um mundo melhor. Espero poder participar de mais operações que o Rondon incrivelmente, intensamente e inexplicavelmente possa me proporcionar".
Joyce Santana Rizzi, aluna de Biomedicina

Tudo começou num domingo de manhã.
Aprendemos a ser...
Ser empático
Ser amável
Ser amigável
Ser semente
Ser semeador
Ser planta
Ser árvore
Ser fruto, e
Ser o mais complexo ser, um
Ser humano mais humano,
Ser rondonista é aprender a ser.
Warles Dias Lucas, aluno de Contabilidade

"O Rondon SP proporciona aos acadêmicos uma experiência inédita de vida: faz com que os mesmos saiam da zona de conforto, desenvolvam aptidão para trabalhar em equipe e, principalmente, a conhecer a realidade da maioria da população brasileira. O Projeto sempre me traz grandes desafios. Apesar de ter a bagagem cheia de operações, ao participar como docentes temos a dupla responsabilidade de formar uma equipe coesa e não um aglomerado de pessoas, onde temos diferentes culturas, ideologias, áreas de conhecimentos e pensamentos, reunidos por um único objetivo: unir os diferentes saberes, visando contribuir para melhoria da qualidade de vida de uma comunidade. É por isso que é difícil explicar o que é o Rondon. Só vivenciando essa emoção para saber como é".
Prof. Valdenilson José Zorél

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
29°C
17°C
Chuva: 71% (15 mm)

Como Chegar